quinta-feira, 31 de março de 2011

Parcel do Campo Bom

Conhecida também como Parcel do Campo Bom ou Pedra do Campo Bom, a Laje da Jagua é uma formação rochosa submarina distante 5,3 quilômetros da costa de Jaguaruna, entre as  às praias do Arroio Corrente e Campo Bom
A estrutura geográfica proporciona ondas enormes ao local. Por isso, a Laje é frequentada por praticantes do tow-in, uma modalidadde de surfe em que o praticante é rebocado por um jet-ski ou até por um helicóptero até a onda. 
Com cerca de dois quilômetros de extensão, a Laje da Jagua pode apresentar em certos dias do ano e de acordo com as marés, uma profundidade de apenas meio metro, o que propicia extraordinárias ondas já registradas de até 40 pés de face. 

A maioria dos acidentes ocorreram durante severas tempestades. Houve, porém, casos de choque na Laje, como o do histórico naufrágio do navio Rio Pardo, durante a Revolução Farroupilha, em 1839. O barco, capitaneado pelo revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, naufragou na Laje da Jagua, onde morreram afogados vários de seus companheiros. Garibaldi, entretanto, conseguiu se salvar com alguns homens e continuou sua invasão ao território de Laguna pelo Cabo de Santa Marta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário