terça-feira, 5 de abril de 2011

Maracujazeiro da praia

Passiflora alata é o nome científico dado ao maracujazeiro. Nativo do Brasil, o maracujazeiro é uma planta arbustiva com característica de cipó, caule quadrangular, com gavinhas e folhas grandes ovais, podendo apresentar-se recortadas e coriáces, conforme a variedade.
As flores são exóticas, de sépalas verdes por fora e avermelhadas internamente,estames coloridos, perfumadas e ornamentais. O fruto tem formato oval ou esférico verdes quando novos, tendendo a amarelados ao amadurecerem.
Têm casca fina e polpa amarga.
O que se consome na verdade é a mucilagem que envolve as numerosas sementes, de sabor doce, perfumado e altamente nutritivo.
Modo de Cultivo :
O maracujazeiro não tolera lugares frios nem geada, desenvolve-se bem em regiões de clima ameno a quente. A região litorânea de Santa Catarina tem se mostrado adequado para o cultivo da espécie.  O solo ou a cova onde será plantado o pé ser   rico em matéria orgânica (esterco curtido) Pra que a planta se desenvolva bem o local deverá receber bastante sol e ser abrigado dos ventos frios de inverno,
Como é um cipó, necessita de cultivo em latada ou espaldeira, longe de árvores, por que tende a enrolar-se nelas. A floração ocorre na primavera seguindo-se a frutificação até o final do outono.
O maracujá é conhecido como calmante dos nervos, devido à combinação de glicosídeos, alcalóides e seratonina que foram testados e comprovaram sua eficácia.  A polpa é usada como alimento na forma de suco, geléia, sorvetes e doces.
Referencia: http://aprendadetudo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário