sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vereador de Jaguaruna lança jornal informativo

Parabenizamos o jovem vereador Alicio Bitencourt  pela iniciativa, pois ajudará a comunidade a se manter informada sobre o que acontece na camara e principalmente no executivo. Aproveitamos a oportunidade para solicitar ao nobre vereador se enganjar também na luta pela pavimentação asfaltica da estrada que liga a comunidade do Morro Grande até o Balneario do Campo Bom.
Há anos a comunidade vem reivindicando a obra que trará mais conforto, comodidade e progresso a praia, e no entanto, apesar de muitos esforços aliado a muitas promessas das autoridade publicas constituidas, até a presente data nada de concreto foi alcançado. Constamos com a colaboração do nobre vereador e seus pares nesta luta que é justissima e de todos.
Abraço
Osmar Volpato

Governo estadual se compromete em pavimentar a estrada de acesso do Balneario Campo Bom

 O asfalto entre o trecho da estrada  que liga a BR. 101 até a praia da esplanada começa efetivamente ser concretizada.  Este compromisso foi assumido pelo governo do estado durante a ultima reunião realizada dia 23 de maio no balneário esplanada em Jaguaruna.
Depois de uma longa espera, a comunidade e os freqüentadores daquele importante balneário  verão, no prazo de um ano, a obra concluída o que beneficiará significativamente o turismo e  o comercio da região.
A estrada,  de 6,5 km de comprimento, está orçada em R$ 6.300.000,00 ou seja em torno de um milhão de reais o quilômetros da obra concluída.
Outra boa noticia dada, na oportunidade, pelo governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, é que asfaltamento  do trecho que liga a comunidade do Morro Grande até o Balneário Campo Bom também é prioridade do governo.  Segundo Pinho Moreira,  nos próximos meses   o DEINFRA deverá  iniciar a elaboração do projeto que culminará com a construção definitiva da estrada, terminando assim  com a angustia e o sofrimento da comunidade que clama a muitos  anos pela obra.
É indiscutível a importância desta obra para o desenvolvimento do balneário.  A comunidade, permanentemente mobilizada,  não tem medido esforços no sentido de cobrar das autoridades, a viabilização do acesso.  A obra de 5,5 Km deverá ser orçada em R$ 5.000.000,00.

Osmar Volpato

terça-feira, 24 de maio de 2011

Porque não um parque ecológico na Praia do Campo Bom?

A antiga estrada de acesso a praia do Campo Bom pede socorro. Não questionamos o atual traçado da estrada, muito pelo contrario, ela é muito menos sinuoso, a qual proporciona mais segurança e confortabilidade aos transeuntes que por ela trafegam constantemente.
No entanto, a viagem até a praia, pelo antigo trecho, proporcionava ao cidadão um visual marcante, haja visto que naquela região se situam varias lagoas de águas escuras que abrigam uma fauna e flora tipicas daquele ambiente. Tem um ditado recorrente dizendo que: "ó preserva quem conhece. E quem conhece e preserva se torna agente da conservação". Por isso a importância de se manter aquele acesso em condições ideais de trafegabilidade.
O intuito é aprimorar na população o espirito conservacionistas e para que isso seja exercitado nada melhor que conhecer os diferentes ecossistemas e suas influencias junto ao meio ambiente. Entendemos que a situação de abandono que se encontra aquela area não favorece em nada a população, muito pelo contrario, acaba se tornando um local de proliferação da marginalidade e abrigo de desocupados que acabam colocando em risco a população local.

A nossa sugestão seria o poder publico tornar aquela área um parque ecológico do Balneário Campo Bom. Só assim, o setor publico e privado poderiam investir recursos num projeto conservacionista que venha de encontro com as ações ligadas ao turismo ecológico.
 

domingo, 22 de maio de 2011

Iluminação pública no Balneario Campo Bom - a população quer melhorias

 A iluminação pública é essencial à qualidade de vida do cidadão, quer nos centros urbanos, praia ou coisa que o valha.  A iluminação publica é um  instrumento de cidadania, pois permiti aos habitantes desfrutar plenamente do espaço público no período noturno.
Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as ruas, áreas urbanas, destaca e valoriza a paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e faz\ com que a população aproveite melhor as áreas de lazer da região.
A melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem principalmente aos balneários tão carentes destes serviços, favorecendo o turismo, o comércio, e o lazer noturno, além de ampliar  e melhorar a interação com a comunidade propiciando um ambiente mais seguro e confortável.
Sob o ponto de vista legal, a prestação dos serviços públicos de interesse local - nos quais se insere a iluminação pública - é de competência dos municípios. As condições de fornecimento de energia destinado à iluminação pública, assim como ao fornecimento geral de energia elétrica, são regulamentadas especificamente pela Resolução ANEEL nº 456/2000.
Considera-se serviço de iluminaçăo pública aquele destinado a iluminar vias e logradouros públicos, bem como, quaisquer outros bens públicos, assim como de atividades acessórias de instalaçăo, manutençăo, melhoramento e expansăo da respectiva rede de iluminaçăo.

Desta forma, sabedor dos seus direitos, a comunidade e os turistas que freqüentam o Balneário do  Campo Bom  solicitam as autoridades que seja feito uma  revisão, melhoria  e ampliação na iluminação pública das ruas do balneários.  Existem áreas que a iluminação é extremamente precária ou inexistente.  As Lâmpadas, em muitos os poste ainda são aquelas incandescentes de filamento de tungstênio, completamente fora dos padrões e da racionalidade de consumo.

sábado, 21 de maio de 2011

Câmara Legislativa do município e Jaguaruna

 Milhares de pessoas que tem casas de  veraneio ou tem investimentos em toda faixa litorânea que cobre o município de  Jaguaruna,  muita vezes nem conhecem seus representantes na câmara de vereadores, ou seja, o grupo de parlamentares, que nos representam e tem a nobre função de legislar, fiscalizar, sugerir e representar seus munícipes.
A Câmara Legislativa do município e Jaguaruna é composta por nove vereadores conforme relação abaixo.
João Frederico Stippe
Eder Rocha Meurer
Milton Goulart Ricardo -
Edenilson Montini da Costa
Maria Madalena Fernandes
Itamar Vieira Cruz
Jaime Manoel de Souza
Sergio Luiz de Bitencourt
Adriano Souza dos Santos
O vereador é o mais legitimo representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também elabora  as leis que estão dentro de sua competência,  analisa e aprova as leis que são de competência do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.
É através da função fiscalizadora da câmara que  é possível ter um controle de como o Prefeito e os Secretários estão administrando o município e utilizando os recursos públicos. A Câmara cumpre esta importante função com o auxílio do Tribunal de Contas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ações de Pedro Álvares Cabral repercute até hoje. Terrenos da união

O debate sobre os terrenos de marinha é recorrente e até a presente data não se tem nenhuma ação concreta que possa elucidar ou resolver esta situação angustiante para os proprietários destas áreas. Para esclarecer, são terrenos de marinha aqueles que, banhados pelas águas do mar vão até a distância de 33 metros em direção ao continente, contados horizontalmente a partir da linha do preamar (mare alta) médio estabelecido no ano de 1831.
O domínio destes terrenos da União tem sua origem no descobrimento do Brasil, quando Pedro Álvares Cabral tomou posse das terras em nome e para o domínio do rei de Portugal. Com o passar do tempo foram sendo transferidas, por meio de doações em cartas de sesmarias, passando a constituir domínio privado. Dessa forma, tanto a propriedade publica quanto a privada têm a mesma origem. Algumas áreas, no entanto, permaneceram no domínio público, caso dos terrenos de marinha e seus acrescidos. O Estado, sucessor da Coroa, detém a presunção de ser o dono de qualquer solo. Assim, o particular deve comprovar, mediante título legítimo, com cadeia sucessória, que tenha origem em título outorgado pelo Poder Público, o desmembramento da gleba que a destacou do patrimônio público.
Uma determinação do ano 1838 especificou que 33 metros a partir da linha preamar média seria definida como terras de marinha. Isso significa dizer que uma área marginal de oceanos, pertenceria à União. Mas muitas dessas áreas estão ocupadas, viraram cidade ou mesmo aterros. Muitos proprietários próximos em SC, já começaram a receber carnês para pagamento. Isso quer dizer que esses proprietários terão que comprar novamente seu terreno, ou seja pagar duas vezes pelo mesmo imóvel. Aos proprietários desta terras que queiram se aprofundar nesta discussão deve recorrer ao decreto 9.760/46 que regulamenta as Terras de Marinha.
No link abaixo você poderá acessar o decreto na integra. Boa leitura

Volpato

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aceroleira - Boa opção para o cultivo em praia

A aceroleira (Malphigia glabra L.) é uma planta originária das Antilhas e cultivada em escala comercial no Brasil e outros países da América central.
É uma fruta atrativa pelo seu sabor agradável e destaca-se por seu reconhecido valor nutricional, principalmente como fonte de vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina). Consumida tanto in natura como industrializada, sob a forma de sucos, sorvetes, geléias, xaropes, licores, doces em caldas entre outras.
A aceroleira é uma planta rústica que se desenvolve bem em clima tropical e subtropical, sendo resistente a temperatura próxima a 0ºC. A temperatura média anual em torno de 25ºC é ideal para o seu cultivo. Um regime pluviométrico entre 1300 a 1500 anuais bem distribuídos proporciona uma maior produção de frutos com boa qualidade.
colheita é feita manualmente. O fruto quando atingir a cor rosada deve ser colhido.
Os frutos quando maduros, estragam rapidamente e devem ser consumidos até três dias após a colheita.

sábado, 14 de maio de 2011

Tow in Laje da Jagua - Campeonato das ondas gigantes

A segunda edição do Tow in Laje da Jagua  que aconteceu  no dia 7 de maio de 2011, no município de Jaguaruna, mais precisamente no parcel que é considerado pelos especialistas como sendo o mais importante e perigoso da orla brasileira foi mais uma vez um grande sucesso. A Grande Lage de pedra submersa esta localizado entre as praias do Arroio Corrente e do balneário  Campo Bom e já foi responsável por inúmeros acidentes com diferentes embarcações marítimas.
Com ondas que chegavam aos 5 metros de altura, surfistas brasileiros e internacionais se depararam com o “Monster” da Jagua. A onda da Laje rola a 5,3 km da costa da praia do Campo Bom e quebra em uma bancada rasa de pedras afiadas com cerca de ½ m de profundidade.
O evento que foi um sucesso total, consolida de vez o município de  Jaguaruna como sendo o  berço das grandes ondas no país.

A competição,  que  iniciou-se às 7h e finalizou às 16h  teve como campeões os surfistas Carlos Burle e Eraldo Gueiros. A dupla havia vencido a primeira edição da competição em 2006. Agora puderam comemorar o bicampeonato e a premiação de R$ 20.000,00.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Serra - Mar - contrastes que se completam

Situada a 60 km de distancia, em linha reta, do balneário Campo Bom, a serra do Rio do Rastro que é uma região formada por vales e montanhas indescritíveis (foto acima).  É sem duvida uma das mais belas paissagem do país. Cortada pela rodovia SC-438, pode-se, em vários pontos, se ter uma espetacular vista do litoral catarinense. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado. Localiza-se no município de Lauro Müller, no sul do estado, a mais de 1460 metros de altitude.  É um ótimo local, assim como o mar,  para desfrutar das belezas e da paz que reina nestes paraísos. O passeio através de uma caminhada descompromissada pela linda orla do praia do Campo Bom ou desfrutar do por do sol preguiçoso escorregando pelas bordas das montanhas é uma ótima opção nesta época de outono.
Volpato