quinta-feira, 30 de junho de 2011

Segurança alimentar - uma questão de cidadania

Em se tratando de ingestão de alimentos, todo o cuidado é pouco.  Deve, em qualquer circunstancia, levar em consideração o principio da precaução. Este Princípio afirma que a ausência da certeza científica formal, a existência de um risco de um dano sério ou irreversível, requer a implementação de medidas que possam prever este dano. Devemos sempre  levar em consideração  a ideia de vulnerabilidade do consumidor, segundo a qual, este é, na maioria  das vezes o elo mais fraco no contrato de consumo. É o consumidor final que fica a merce muitas vezes de pessoas ou empresas que não tem nenhum compromisso ou responsabilidade sanitária daquilo que se submete a produzir e comercializar.
Por isso é fundamental que, além do consumidor procurar estar sempre antenado com esta questões de segurança alimentar, a presença do estado que tem o papel  e a prerrogativa do poder normatizador e fiscalizador, é fundamental para poder proporcionar maior segurança ao consumidor final.

O link abaixo traz uma materia publicada pela INICAMP  onde retrata bem esta aquestão. Para acessar é só clicar.
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2011/ju499_pag2.php

terça-feira, 28 de junho de 2011

O papel do vereador na sociedade

Estamos habituados a escolher a cada quatro anos membros da sociedade para nos representar na Câmara Municipal. Esse é um ato que deve ser muito bem pensado pelo cidadão para que o mesmo faça uma escolha acertada. Antes de tomar essa decisão o eleitor deve ter consciência dos deveres deste legislador em uma sociedade.
O vereador é designado a buscar as preocupações coletivas, e propor leis de proteção em benefício da sociedade, fazendo com que as mazelas sociais não sejam tão perceptíveis e dolorosas para quem as sente no dia – a – dia.
Fiscalizar, denunciar, propor leis. Todos esses são papeis de um bom vereador, que devem ser lembrados pelo eleitor na hora de escolher quem vai representar você, diante do executivo, e de fiscalizar a empregabilidade de recursos visando à melhora de um povo.
O artigo 29 da Constituição Federal inciso VIII dizem que o vereador é inviolável no exercício da vereança por suas opiniões, palavras e votos na circunscrição do município. Por isto, deve exercer o seu mandato com independência e desassombro, já que a nossa Constituição lhes dá garantia.
O vereador não deve ter medo de criticar o Poder Executivo e os seus membros, desde que tenha razões e prove as acusações. Não existe, nesse caso, o risco dele ser processado por calúnia, injúria ou difamação, já que está protegido pela Constituição Federal.
O vereador age e fala pelo povo que representa, não podendo ser cerceado na sua atividade parlamentar, senão exclusivamente por restrições expressas no ordenamento jurídico. Caso o vereador prevaricar (não cumprir o seu papel como fiscal do povo), como lhes é atribuída pelas Constituições federal, estadual, pela Lei Organica do Municipio e pela Lei de Responsabilidade Fiscal, poderá ser denunciado ao ministério público, e punidos por não terem fiscalizados os atos do do Executivo que resultam na gerencia dos dinheiros e interesses do povo, podendo até perder o seu mandato. O vereador é um empregado do povo, o subsídio que recebe é pago pela sociedade através dos impostos.
O vereador deve estar atento se os atos da administração municipal obedecem aos ditames da lei. É pra isto que ele recebe o subsidio, para ter tempo necessário pra fazer a defesa dos interesses da sociedade. É obrigação dele ter noções básicas sobre a Câmara de vereadores e suas atribuições, conhecer a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara. Legislar é a primeira e mais importante das funções que lhes são delegadas pela Constituição, todas as leis do município deverão ser discutidas, votadas, emendadas e, se for o caso, aprovadas ou rejeitadas pelos vereadores.
Os vereadores devem conhecer os mecanismos que regem o processo legislativo. Sem a aprovação do legislativo nenhuma lei municipal vigorará e nem o Executivo municipal poderá firmar convênios com qualquer esfera de governo, seja federal, estadual ou municipal. O Executivo fica, assim, impossibilitado de receber recursos dessas entidades. É através da legislação municipal, aprovada pelos vereadores, que o chefe do executivo governa.
O vereador não pode construir nenhuma obra, ele pode através de indicações, requerimentos e moções solicitar providências ao prefeito para realização de obras necessárias para melhoria das condições de vida da população.
Vereador vem do verbo verear, isto é, zelar pelo sossego e bem estar dos munícipes. É ele, também que cuida dos interesses do município.
Existem três tipos de Vereador:
Variador – É aquele que vive variando de um lado pra outro;
Viriador – É aquele que vive preso na virilha do prefeito;
Vereador – É aquele que cumpre com dignidade o mandato que lhe foi conferido pelo povo DEMOCRATICAMENTE !!!
Será que o vereador do seu Município e que você votou está cumprindo com o seu verdadeiro papel?
OLHO VIVO PIRAMBU ! ACORDA !
fonte: http://tribunadapraia.webnode.pt/

Pescaria no parcel do Campo Bom

O Capt.Walter conta que em agosto de 2010 ele e os amigos  amigos Sr Ilmar, Sr. Paulo, Marcos e Wilians foram até o parcel do Campo Bom para uma pescaria.

Relata ele que sairam as 07;40 do Yath Clube de Laguna, para uma pescaria na Lage do Campo Bom.  "O dia estava muito especial calmaria do vento sul, mar calmo, força dagua boa, tudo certo, logo na chegada o Wilians já conseguiu engatar uma bela garoupa, na pesca vertical com jigs, e ai começou a festa, era só baixar o jig, dar duas ou três trabalhadas e o olhete ou garoupa entrava com tudo e a catraca do saltiga já cantava, Pescaria muito boa, foram embarcados 19 olhetes e 11 garoupas."
A Lancha era uma com  29 pés UB. preparada para pesca em mar aberto.
Para conferir esta e outras tantas pescarias de sucesso ali bem pertinho da praia do campo bom, a exatos 5km de distancia, é so clicar no link abaixo.
http://www.carapirafloripa.com.br/pesca-em-florianopolis/pescarias-recentes.asp

Volpato

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Laje de Campo Bom: A Casa dos Olhetes e Garoupas

O estado de Santa Catarina possui o litoral com os melhores pesqueiros da região Sul do país. No inverno grandes cardumes de anchovas, bicudas e olhetes frequentam as regiões com ilhas, parcéis, lajes, naufrágios e cascalhos, com destaque para São Francisco do Sul, Barra do Sul, Camboriú, Florianópolis, Itapirubá, Laguna, Jaguaruna, entre outras cidades. Nesses locais também são capturadas grandes garoupas. Jaguaruna a cerca de 50 km ao sul de Laguna está se despontando como um excelente pesqueiro dos grandes predadores do mar.
O melhor local para pesca em Jaguaruna está no balneário Campo Bom, que possui  900 metros de orla marítima. A história deste balneário é outro ponto de destaque. Em suas águas já ocorreram vários naufrágios  causados principalmente por um traiçoeiro parcel (laje de pedra em auto mar). Localizada a 10 Km da costa, esta laje é conhecida como a pedra do Campo Bom. Neste local, naufragaram embarcações como o navio Rio Pardo, de Giuseppe Garibaldi. Após o naufrágio, ocorrido, em 15 de julho de 1839, Garibaldi e sua tripulação nadaram até a praia e caminharam até o local que hoje é conhecido como
balneário Camacho. Ali tomaram outra embarcação, o Seival, no qual navegaram entrando pela barra do Camacho e indo até Laguna. Lá surpreenderam e derrotaram as forças imperiais, que os esperavam pelo mar, ocasionando o feito conhecido como a Tomada de Laguna. Também merece destaque o naufrágio neste mesmo local, do vapor de guerra Pernambucana, em 1853; o navio alemão Sieglind, em 1893; e o cargueiro Gravataí, em 1972. A grande estrutura do parcel Campo Bom, com suas várias pedras e naufrágios, forma um dos melhores pesqueiros dos gigantes olhetes e garoupas do Sul do Brasil. Para aproveitar o grande potencial de pesca da região, a Carapira Floripa Pesca Esportiva adquiriu uma lanha Fly Fishing 29’ com dois motores 175hp que fica sediada em Laguna. De acordo com o capitão Walter Oliveira, guia profissional de pesca da Carapira Floripa, a pessoa que experimenta a pescaria do olhete pela primeira vez se apaixona, pois o peixe parece um torpedo pela sua força e velocidade.  Em pescaria recente Waltinho e seus amigos Dante, Ari, Silvinho e Janaina pegaram muitos olhetes acima de 10 kg e belas garoupas. “Após percorrermos os pontos (waypoints), conseguimos encontrar um grande cardume de olhetões. Era abaixar  jumping jig e começar a trabalhar para o peixão engatar. A partir daí, era emocionante ver o amigo suando para dominar o bichão, pois quando fisgado, o olhete
mergulha a toda força para o fundo a procura de estruturas para se livrar. O pescador tem que ser determinado e paciente para vencer a batalha”, comenta Waltinho. Segundo o guia, para encontrar o olhete, é muito importante o auxílio de um sonar (fishfinder) para  localizar cardumes e posicionar a embarcação em cima dos parcéis e estruturas. O barco deve ficar sempre com a proa em direção a força d´água. “Na pescaria de olhete com  jummping jig, é mais indicado o uso de molinete, que tem que ser resistente, pois ele consegue fazer a isca descer ao fundo e subir mais rapidamente que a carretilha. O olhete não resiste a um jumping jig que passe em sua frente em alta velocidade”, ensina.
Fonte: pescadinamica.com.br

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Batizada de Rodovia SC-100, a licença ambiental da Interpraias é liberada

O documento estava em tramitação no Instituito Chico Mendes há 18 meses.
A licença ambiental para a pavimentação da SC-100, a Rodovia Interpraias, no trecho de Laguna, foi liberada ontem pelo Instituto Chico Mendes. O aval do órgão era a única pendência para que a obra saia do papel. Com isso em mãos, basta apenas o estado realmente incluir a obra no BID 5.
A questão da licença ambiental tramitava há mais de 18 meses. O projeto de pavimentação do trecho que liga a balsa de Laguna ao balneário Camacho, em Jaguaruna, e um ramal para o Farol de Santa Marta, está pronto desde 2005.
De toda a extensão da Interpraias (a obra é dividida por lotes - veja detalhes no quadro), apenas uma parte do trecho de Jaguaruna está quase finalizada. Trata-se da estrada do Camacho, cuja obra iniciou em 2004. O trecho de Laguna tem aproximadamente 19 quilômetros e está orçado em R$ 19 milhões.
Os outros trechos da Interpraias, conforme já afirmou o presidente da SC Parcerias, Ivo Carminati, não serão feitos pelo estado. O “problema” é quanto aos recursos. Conforme anunciou Carminati, a obra somente será executada caso seja privatizada. Ou seja: o estado pretende entregar a rodovia para a iniciativa privada, que pavimentará os trechos restantes e depois irá explorar, com pedágios, por exemplo.

A Interpraias

Detalhes do trecho de Laguna
 O trecho de Laguna da SC-100, a Interpraias, possui pouco mais de 19 quilômetros. A pavimentação está orçada em R$ 19 milhões.
Deste montante, R$ 18,6 milhões serão financiados pelo BID 5. O restante (R$ 400 mil) será uma contrapartida do governo do estado.
A inclusão do trecho no BID 5 foi aprovada pela assembleia legislativa no ano passado. O projeto de pavimentação está pronto desde 2005.

O projeto da Interpraias
Extensão: 138,9 quilômetros (ligará Passo de Torres a Laguna).
Investimento total previsto: R$ 198 milhões.
Lote 1: de Passo de Torres até a SC-485, em Sombrio.
Lote 2: de Sombrio até a SC-449, em Balneário Arroio do Silva.
Lote 3: de Arroio do Silva até a rodovia SC-444, na localidade de Pedreiras, em Içara.
Lote 4: de Pedreiras, Içara, até o balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna.
Lote 5: do balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna, até a ponta da barra, em Laguna.
fonte: Jornal Notisul

Interpraias já! Região do sul volta discutir e apoiar a iniciativa da construção da rodovia

Movimento iniciado a pelo menos 20 anos resurge com força do meio politico e com o apoio da sociedade.  Este é o movimento que o Sul realiza para a construção da rodovia entre Passo de Torres e Laguna. Ao todo, são 150 quilômetros de pista projetada para a interligação do litoral. A projeção é para um investimento R$ 200 milhões. Para a captação deste montante, duas opções são trabalhadas. Uma alternativa é com o Governo Estadual e Federal. A outra ocorre através da iniciativa privada e concessão de pedágio.
O consenso é que a Interpraias seja uma alternativa a rodovia federal. "Temos que buscar recursos no Ministério do Turismo e também no Dnit. A BR-101 não pode ser a única opção para o tráfego nacional", destaca o deputado federal Ronaldo Benedet. "Estou nesta luta há 28 anos. Neste tempo, apenas 20 quilômetros já iniciaram. Ou seja, ainda há 130 quilômetros pela frente”, detalha o deputado estadual Manoel Mota.
Para o presidente da Câmara Municipal de Içara, Darlan Carpes, "é preciso fazer com que este movimento não morra na praia". O vereador da cidade foi uma das lideranças que na manhã desta sexta-feira, dia 3, esteve a Plataforma da Zona Norte do Rincão para ampliar a mobilização. O encontro foi criado numa parceria do deputado Manoel Mota com a Prefeitura da cidade. E, teve a participação de prefeitos do Sul do estado, além de lideranças políticas regionais, entre elas, o deputado estadual Adilor Guglielmi e o secretário de Desenvolvimento Regional, Walter Tiscoski.
O mesmo evento já ocorreu em Passo de Torres, Balneário Gaivota, Arroio do Silva e Morro dos Conventos. E, deverá ocorrer nas próximas sextas-feiras também em Jaguaruna e Laguna. Além disso, o assunto será pauta de um fórum parlamentar catarinense e também deverá ser tratado em fórum federal pela finalização da duplicação da BR-101. “Até então estávamos focados na duplicação da BR-101. Agora, vamos encabeçar esta nova obra. É preciso unir forças", conclui Manoel.

fonte: Canal Içara

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Balneário Campo Bom está dentro da área de restinga que compõem o bioma da Mata Atlântica

A relação existente entre uma comunidade e todos os fatores físicos que sobre ele incidirem denominamos de ecossistemas. Existem vários ecossistemas no mundo. Pode-se considerar a palavra ecossistema equivalente à palavra BIOMA. Como se sabe, existem na natureza vários biomas ou ecossistemas como é popularmente conhecido. Entre eles podemos citar as florestas tropicais, os oceanos, a mata atlântica, a caatinga, os cerrados, os desertos, etc.
Entre os diferentes ecossistemas que formam o Bioma da Mata Atlântica e que conferem uma grande diversidade à paisagem temos a restinga. De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 10, DE 1º DE OUTUBRO DE 1993 do CONAMA da -se o nome de restinga toda a vegetação que recebe influência marinha, presente ao longo do litoral brasileiro, também considerada comunidade edáfica, por depender mais da natureza do solo do que do clima. Este tipo de vegetação é encontrada em praias, cordões arenosos, dunas e depressões e se caracterizam por apresentar folhas rijas e resistentes, caules duros e retorcidos e raízes com forte poder de fixação no solo arenoso. O solo da restinga é composto basicamente por areia de quartzo + uma capa de humus o que tornam salgados e pobres em nutrientes.
As áreas de restinga ocupam grandes extensões do litoral, sobre dunas e planícies costeiras. Iniciam-se junto à praia, com gramíneas e vegetação rasteira, e tornam-se gradativamente mais variadas e desenvolvidas à medida que avançam para o interior, podendo também apresentar brejos com densa vegetação aquática. Abrigam muitos cactos, orquídeas e arbustos, entre outras especies.
 
De acordo com os estudiosos, as espécies que vivem na restinga possuem mecanismos apropriados para suportar os fatores físicos dominantes, como a salinidade, extremos de temperatura, forte presença de ventos, escassez de água, solo instável e insolação forte e direta. Este conjunto de fenômenos naturais que agem sobre a restinga, torna este ecossistema extremamente vulnerável quando a ação do homem é intensa e sem critérios  neste espaço ou território. Esta é a  razão fundamental de que se adote mecanismos de preservação quando se busca alterar o ambiente de forma a adequar ao convívio e a mobilidade urbana.
Estamos vivenciando um momento da nossa história em que o desenvolvimento econômico é necessário, mas a preservação do meio ambiente é imprescindível.  
Estes dois valores devem sempre convergir, lembrando  que as questões  ambientais, nos dias atuais, tem um peso estratégico, na medida em que constitui a base essencial do sistema de vida no planeta.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como é de conhecimento, processo de arborização exerce papel vital na qualidade de vida dos moradores. Por suas múltiplas funções, a árvore ou arbustos cultivado nas areas urbanas atuam diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem do local, contribuindo sobremaneira no equilíbrio da temperatura, na proteção do  lençol freático, evitando o ressecamento do ar , fornecendo sombra, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente do local. Por estas razões e sintonizada com a proposta de estimular os moradores e os veranistas do Campo Bom e da região, que tem casa e/ou terreno na praia, arborarizar e consequentemente humanizar o Balneario, estamos sugerindo, como uma boa opção de plantio o cultivo da Pitangueira.
A pitangueira é uma pequena árvore que nas regiões subtropicais alcança 2m a 4m de altura mas, vegetando sobre diferente clima e solo, alcança alturas acima de 6m., quando adulta. As folhas pequenas e verde-escuras quando formadas exalam aroma forte e característico. As flores brancas e suavemente perfumadas, são hermaforditas e melíficas. O fruto é uma baga com 1,5 a 3,0cm. de diâmetro, tem casca muito fina; a polpa do fruto maduro é macia, suculenta, doce ou agridoce, aromática, saborosa, perfumada. A maturação do fruto dá-se em 5 a 6 semanas após o início da floração.


A composição de 100 gramas de polpa é: 38 calorias, 0,3g. de proteína, 10mg. de cálcio, 20mg. de fósforo, 2,3mg. de ferro 0,03mg. de vit.B2 e 14mg. de vit. C.
Volpato

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pesca da Tainha em Jaguaruna

Dezenas de pescadores se reuniram na manhã deste domingo, ao longo do litoral de Jaguaruna, e se lançaram ao mar em busca da preciosa tainha. Enquanto os mais experientes ficam em terra, observando a movimentação dos cardumes, o restante do grupo enfrenta as ondas com seus pequenos barcos e seus quilômetros de rede.
Com manobras rápidas eles cercam os peixes e o trabalho se transfere para quem está em terra. Cordas atadas a cintura, homens, mulheres e crianças dão início a um trabalho formiguinha trazendo as redes de volta para a areia. Aos poucos a orla vai ficando tomada de peixes e de curiosos.
Muitos se juntam aos pescadores e passam a ajudar na retirada do peixe. "Quem dá força ao trabalho sempre leva um peixinho para casa. É uma tradição dos pescadores, é histórico. É igual tomar uma cachaça para espantar o frio", conta Zé Viana, pescador e morador da praia de Campo Bom.Segundo ele, a puxada poderia ter sido ainda melhor se o mar não estivesse tão mexido. "Ainda assim todo mundo conseguiu pegar peixe. Não foi só no meu barco não. Do Campo Bom até o Camacho nesta manhã foram umas 30 toneladas de peixe", conta.

Parte da produção é vendida já na areia mesmo. "Não tem como dizer não. Pessoal tá aqui e quer levar uma tainha para casa. Aqui é seis reais o quilo já quando a gente vende para a empresa fica em quatro reis", revela.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Apresentado o novo projeto da Escola de Campos Verdes localizado no Balneario Campo Bom

O secretário de Estado da Educação (SED), Marco Tebaldi, recebeu nesta segunda-feira (13/06) o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Haroldo de Oliveira da Silva, para conhecer o novo projeto da Escola de Educação Básica Campos Verdes, localizada no balneário Campo Bom, em Jaguaruna.
A primeira versão foi apresentada no dia 1º de junho, mas precisou de algumas adaptações. Orçada em R$ 1,9 milhão, a unidade escolar de 2 mil metros quadrados terá três andares, sete salas de aula e elevador para atender alunos com necessidades especiais. Entre as alterações do projeto anterior para o atual está o aumento do tamanho das salas de aula que passam de 40 para 60 metros quadrados.
Com previsão para ser concluída em seis meses, terá capacidade para atender mais de 400 estudantes do ensino fundamental e médio. O secretário Tebaldi lembra que, entre o período legal para licitação e o término, o novo prédio da Campos Verdes só deverá ser entregue em 2012.
Nesse sentido, o secretário da SDR de Tubarão afirmou que vai encaminhar à SED um cronograma de execução da obra. “É uma obra prioritária para a comunidade porque o antigo prédio foi demolido e os alunos estão estudando num espaço improvisado”, ressaltou o secretário Silva.

fonte: Jornal o municipio.

Ponte bi-municipal entre o Balneario Torneiro e a praia do Rincão esta próxima de ser concluída

Situado num dos pontos mais distante do centro de Jaguaruna, o Balneário Torneiro é uma das regiões mais
bela do município.
A praia, que tem uma extensão de 3.600 metros de comprimento, ainda preserva boa parte da sua fauna e flora original. Com um ecossistema diversificado, em razão de abrigar, no seu espaço territorial o rio Urussanga, a praia oferece a população residente, turistas e simpatizantes, diversas oportunidade de lazer como pesca esportiva de diversas especies marinhas e de água doce, além de caminhadas ecológicas por trilhas, praias e dunas.
Para as 300 famílias que moram no balneário, formada principalmente por pescadores nativos, o fator limitante que tem angustiado os habitantes da pacata vila, comprometendo sobre maneira, o desenvolvimento da região é a ausência de um acesso viário ao município vizinho de Içara onde se situa, a exatos 3 km de distancia, do balneário Rincão.
Atualmente a única forma de interligação com o município vizinho é uma ponte pênsil que permite aos pedestres a travessia sobre o rio que desemboca no mar. No entanto, graças a mobilização da comunidade, que durante os últimos 20 anos não pouparam esforço na luta para sensibilizar as autoridades publica da necessidade e da importância da construção da ponte que liga os dois balneários, ela esta praticamente pronta. Na verdade, só está faltando a conclusão das cabeceiras, que pelo andar da obra, deverá estar pronta e entregue a comunidade no próximos 45 dias.
A Redução de 15 para 3km de distância entre Içara e Jaguaruna vai facilitar muito a vida dos moradores e turistas e certamente será o caminho para o desenvolvimento e o progresso da região.
Parabéns aos moradores por esta importante conquista.

Volpato
Sociedade Amigos do Balneário Campo Bom Agradece o Executivo

A Sociedade Amigos do Balneário Campo Bom, vem por meio deste, agradecer a presença do Senhor Inimar Felisbino Duarte, prefeito Municipal de Jaguaruna na reunião que aconteceu no dia 03/06/11 nas dependências da Associação. O mesmo firmou alguns compromissos com a comunidade, como a construção de um Posto Salva -Vidas e a parceria no Projeto Caminhada Orientada. A parceria é uma forma de colaboração mútua que sempre trará bons resultados.

Fonte: Sociedade Amigos do Balneário Campo Bom
Publicação: Portal jaguaruna.com

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Telefone do Serviço de Ouvidoria da Prefeitura de Jaguaruna - 0800-6440138


Gostaríamos de público agradecer o pronto atendimento da prefeitura quando da solicitação   para substituição de uma lâmpada queimada num dos poste da rede  iluminação púbica ssituado em uma das ruas da praia do Campo Bom.
O reparo foi solicitado através do serviço de ouvidoria da prefeitura de Jaguaruna e em menos de 48 horas a solicitação foi prontamente atendida.
A Prefeitura de Jaguaruna também  informa que todos os serviços, tanto de manutenção da iluminação pública quanto a solicitação de novas luminárias ou extensão de redes elétricas, deverão ser feitas através do fone nº 0800-644-0138.   Este é o telefone oficial do serviço de Ouvidoria da Prefeitura.

Volpato

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Limpeza urbana - desafios! mas uma necessidade

A pesar de todas as campanhas educativas realizadas pelo poder publico e pela comunidade, envolvendo a questão do lixo urbano, ainda percebemos alguns problemas em determinadas áreas do nosso balneário.  A bem da verdade, esta situação de inconformidade também é verificada, com a mesma intensidade, nos demais balneários da Região.
A palavra lixo, derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos de natura orgânicos ou inorgânicos  representado principalmente por materiais descartados pelas atividades humanas.  No entanto, esse material inservível que descartamos deve ter um destino adequadamente apropriado para que não se torne um problema de saúde publica para a comunidade residente.
Entre os mais diferentes lixos que conhecemos,  o domiciliar que é formado pelos resíduos sólidos, procedentes das unidades residenciais, são os que merece uma atenção espécie de todos.  Esse lixo por conter uma quantidade muito grande de matéria orgânica, plástico, lata, vidro, papéis, etc, podem, quando não acondicionado e armazenado corretamente, se transformar numa potencial fonte geradora de contaminação tanto para o meio ambiente, como para as pessoas e principalmente para os animais domésticos que acabam consumindo este material.
A coleta seletiva do lixo também é outra pratica que devemos sistematicamente  incorporar no nosso cotiniano como tarefa diária dentro da atividade doméstica.  Esta prática possibilita a redução de custo  na disposição final do lixo em aterros sanitários ou incineradores. Também possibilita a racionalização de gastos públicos com a remediação de áreas degradadas pelo mau acondicionamento do lixo, além de se transformar numa  fonte geradora de Renda e benefício social.
Taí mais um desafio que devemos assumir para que possamos melhorar ainda mais o espaço que vivemos ou freqüentamos. E para que isso se concretize, é necessário e estratégico  fortalecermos cada vez mais a parceria entre a comunidade e o poder publico, pois só assim é que poderemos construir uma sociedade fraterna, consciente e comprometida com as causas do meio ambiente.
Volpato

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O balneário do Campo Bom  também começa ganhar sua avenida beira mar. Situada na primeira quadro do mar, a avenida se estende  ao longo da orla em toda a extensão da praia.  Em  vários trechos já podemos constatar a presença, sempre bem vinda, do calçamento que traz além da beleza da rua, uma melhor condição de trafego no local. 
É necessário que os moradores e os proprietários de terrenos baldios ou casas de veraneio se conscientize da importância e da necessidade de se iniciar um projeto de arborização da avenida devidamente ajustada e harmonizada com o ambiente e dinâmica do local.
A prefeitura de Jaguaruna tem um papel importante na viabilidade deste projeto. Ela tem que ser parceira da comunidade, ou seja se envolver de forma a conseguir o apoio necessário. 
Primeiro passo é identificar as espécies  vegetais mais bem adaptada as condições da praia, depois disponibilizar as mudas para a comunidade.  Aos moradores caberá plantar as mudas de forma ordenada, fiscalizar e cuidar para que no futuro tenhamos uma avenida que possa servir de referencia para toda a região.

Volpato

domingo, 5 de junho de 2011

Fim de semana de Ressaca no Campo Bom 04/jun/2011

No litoral brasileiro as ressacas marítimas são comuns e acontecem dezenas de vezes por ano, porém no sul e sudeste do Brasil o fenômeno é mais evidenciado  no outono e no inverno.  Isso ocorre porque nesta época do ano  as massas de ar polar  vindo do sul da Argentina  atingem de cheio a nossa costa provocando ventos fortes e consequentemente  elevação do nível d”água do mar.  Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla.
A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções à beira-mar. 
Lembre-se: Ante de iniciar uma construção próxima da orla, procure auxilio de especialista ou converse com os antigos moradores da praia e pergunte sobre as possíveis conseqüências do  fenômeno. Estas informações poderão ser valiosas, pois poderá evitar futuros prejuízos a sua  edificação.
Sabe-se de antemão que, a luz da ciência atual, não  há meios de se evitar a ressaca, no entanto, felizmente já é possível, através do aparato tecnológico atua, antever a ocorrência do fenômeno com até 5 dias de antecedência.


Osmar Volpato

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Campanhas e prioridades para o Campo Bom 2001/2008 e 2012

Nos idos dos anos 90, mais precisamente em 1999, a sociedade amigos e moradores do balneário Campo Bom - conhecida pela sigla SABACAM formada por um grupo de pessoas interessadas em promover o desenvolvimento, de forma sustentável do Balneário, elaboraram, na época, um fôlder (panfleto informativo) onde  descreveram, entre outras ações, as principais  prioridades para a praia e para a comunidade.
Sob o título "Campanhas e prioridades 2001/2008 e 2012" eles elencaram as principais necessidades que foram consolidadas depois de um amplo levantamento junto a população, frequentadores e simpatizantes do Balneário.  Esta reivindicações estão descritas na imagem abaixo, e apesar do tempo que fazem da sua edição,  elas continuam atuais.
Na segunda foto, caprichosamente foi apresentado a comunidade, as 20 razões para que novos e  futuros empreendedores investissem no Balneário Campo Bom.  Graças as informações disponibilizadas neste material, um grupo expressivo de pessoas impreendedoras se instalaram no balneário e hoje são empresários e comerciantes bem sucedidos nos seus respectivos ramos de atuação.

Sociedade amigos do Campo Bom