segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Praia também combina com alimentação saudável

O final de ano e o verão estão finalmente chegando, com eles chegam as férias, acompnhadas de muita gastronomia, bebida e balada. E nada que combine mais com essa estação do ano do que praia. Afinal, tem coisa melhor do que curtir o calor do verão de frente para a praia? Por isso, as pessoas aproveitam essa época para passar o dia se resfrescando beira mar. No entanto, mesmo com os excessos que a temperoda proporciona temos que nos manter vigilantes com o que ingeridos. Sobe pena de culparmos injustamente a praia pelo sobre peso adquirido nas férias. E com tantas opções de petiscos, como espiga de milho, frutos do mar, sorvete, batidas, caipirinhas, pamha e sanduíches, devemos ingerir tudo com muita moderação.
É importante saber que nessa época de calor, nosso organismo sofre a influência das altas temperaturas e promove vasodilatação, ou seja, maior transpiração para regular a temperatura corporal, com maior perda de água e eletrólitos. Portanto a alimentação deve ser adequada a esta situação para não contribuir de maneira mais estressante ainda. "Nesse sentido, alimentos gordurosos, com muito açúcar refinado, sal e álcool devem ser evitados, porque sobrecarregam ainda mais o organismo na digestão, além de não contribuírem em nada à saúde", explicam os nutricionista.
Veja a tabela de calorias de cada alimento característico da praia:

Alimento
Calorias
Milho
130 cal (100g = 1 espiga)
Camarão frito
185 cal (100g = 8 unidades)
Sorvete de Coco
94 cal (63g = 1 palito )
Batida com leite condensado
252 cal ( 100ml = 1 taça)
Caipirinha
110 cal ( 50ml )
Água de Coco
40 cal ( 200ml = 1 copo médio)
Sanduíche Natural
290 cal (120g = 1 unidade)
Empada de Palmito
50 cal ( 20g = 1 unidade)
Batata Frita
150 cal ( 108g = 1 c. de sopa)
Pastel de Queijo
290 cal (40g = 1 unidade)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Nova escola estadual do Balneario Campo Bom começa se tornar realidade

A entrega das propostas, pelas empresas interessadas em construir a Escola estadual Campos Verdes na Comunidade de Campo Bom no Município de Jaguaruna, encerraram dia 11 de novembro/2011. O processo licitatório que norteou a concorrência publica para a contratação da obra ocorreu na mais absoluta normalidade. A empresa ganhadora da concorrência pública será anunciada logo após a abertura das propostas que foram entregues em envelopes lacrados a comissão organizadora.
A obra de 2.053 metros quadrados esta avaliada em mais de R$ 2.100.000,00 e tera um prazo de 12 meses para sua conclusão a partir da liberação da ordem de serviço emitida pelo governo estadual.
A comunidade que a anos aguarda o desfecho desta reivindicação antiga, começa a respirar mais aliviada e com a sensação de dever comprido, haja vista que o envolvimento e a cobrança constante foram determinantes para a concretização da obra. Parabéns a todos que apoiaram o movimento.
O edital como maiores informações poderá ser obtido no link abaixo.
http://www.portaldecompras.sc.gov.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid=125