segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Balneário Campo Bom mais verde - adote essa idéia

Com o intuito de melhorar o meio ambiente e o visual da praia do Campo Bom, a associação dos moradores do balneário deflagaram uma campanha para melhorar, conscientizar e estimular a comunidade para a importância da preservação e recuperação de áreas verdes, através de atividades de produção e plantio de mudas de árvores em toda a extensão da praia, obedecendo critérios técnicos e paisagísticos, ou seja, "a árvore correta no lugar certo".

Para que os objetivos sejam devidamente alcançados é importante o envolvimento constante e crescente de toda a comunidade no programa, haja visto que no ambiente urbano as condições para a sobrevivência das árvores são mais difíceis do que em seu habitat natural. Toda a população deverá ser parceira nesse projeto, a fim de que seu patrimônio verde seja mantido e posteriormente aumentado, para que as futuras gerações aproveitem melhor um meio ambiente mais  saudável e equilibrado.
A Organização Mundial da Saúde (OSM) estabelece que para cada habitante deve haver no mínimo 12 metros quadrados de área verde. Em muitas cidades essa relação é de apenas 1 m² de área verde per capita.
Os benefícios da arborização na melhoria da qualidade do ambiente são inúmeros, entre elas destacamos: a purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; melhoria do microclima do ambiente, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas, diminuindo a temperatura em 6º a 8º C, dependendo das espécies vegetais implantadas; redução na velocidade do vento; influência no balanço hídrico, favorecendo infiltração da água no solo e provocando evapo-transpiração mais lenta; abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças, e amortecimento de ruídos.
Um dado curioso: uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a cinco condicionadores de ar, funcionando vinte horas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário