segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Balneário Campo Bom mais verde - adote essa idéia

Com o intuito de melhorar o meio ambiente e o visual da praia do Campo Bom, a associação dos moradores do balneário deflagaram uma campanha para melhorar, conscientizar e estimular a comunidade para a importância da preservação e recuperação de áreas verdes, através de atividades de produção e plantio de mudas de árvores em toda a extensão da praia, obedecendo critérios técnicos e paisagísticos, ou seja, "a árvore correta no lugar certo".

Para que os objetivos sejam devidamente alcançados é importante o envolvimento constante e crescente de toda a comunidade no programa, haja visto que no ambiente urbano as condições para a sobrevivência das árvores são mais difíceis do que em seu habitat natural. Toda a população deverá ser parceira nesse projeto, a fim de que seu patrimônio verde seja mantido e posteriormente aumentado, para que as futuras gerações aproveitem melhor um meio ambiente mais  saudável e equilibrado.
A Organização Mundial da Saúde (OSM) estabelece que para cada habitante deve haver no mínimo 12 metros quadrados de área verde. Em muitas cidades essa relação é de apenas 1 m² de área verde per capita.
Os benefícios da arborização na melhoria da qualidade do ambiente são inúmeros, entre elas destacamos: a purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; melhoria do microclima do ambiente, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas, diminuindo a temperatura em 6º a 8º C, dependendo das espécies vegetais implantadas; redução na velocidade do vento; influência no balanço hídrico, favorecendo infiltração da água no solo e provocando evapo-transpiração mais lenta; abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças, e amortecimento de ruídos.
Um dado curioso: uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a cinco condicionadores de ar, funcionando vinte horas por dia.

Associação de Moradores do Balneário Campo Bom Realizou Reunião com o Secretário Haroldo de Oliveira Silva Juntamente com Deputado José Ney Ascari

A Associação de Moradores do Balneário Campo Bom recebeu em sua a sede na noite desta quinta-feira (02) o Secretário de Desenvolvimento Regional Haroldo de Oliveira Silva (Dura) juntamente com o Deputado Estadual José Ney Ascari (PSD). Também marcaram presença na reunião o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaruna Alício da Cruz Bitencourt, o ex presidente e vereador Adriano Souza dos Santos, o ex-vereador Vanderlei Mergínio dos Santos , o vereador Toninho da Cabana da cidade de Braço do Norte, que é integrante da diretoria da associação, além de moradores e professores que também prestigiaram a reunião.

A reunião foi iniciada e conduzida pela professora Janete que deu as boas vindas as autoridades e logo foi iniciada a discussão sobre dois assuntos pertinentes na comunidade : a construção da escola nova e o asfalto de Campo Bom ao Morro Grande.

Durante a reunião o Secretário Dura fez uma explanação desde o início do processo e disse: “estamos aguardando todos os prazos dos trâmites da documentação, não se pode pular fases ,temos que cumprir os prazos que a lei exige para licitação, a mesma estava sustada devido a mudanças de valores em 30% na tabela do Deinfra , e com essa mudança a licitação terá que ser reeditada. Mas esperamos estar entregando a ordem serviço para iniciar a obra e dentro de aproximadamente 450 dias a mesma estará pronta.”.

Quanto ao projeto do asfalto o deputado José Ney Ascary solicitou da comunidade que continue a luta e ele irá também agendar uma audiência na capital com o secretário da infraestrutura do Estado.

“Não estou aqui prometendo que irei fazer a obra do asfalto ,estou aqui para dar minha contribuição com esta comunidade e lutar para que possamos conseguir o asfalto que é de pouco mais de seis quilômetros e com certeza irá mudar a realidade de Campo Bom. Vamos unir forças e vamos em busca deste objetivo”, disse o deputado.

Segundo o presidente da Associação de Campo Bom Armando José Farias, o projeto do asfalto já foi aprovado em três oportunidades, mas o asfalto do Balneário Esplanada será realidade antes do de Campo Bom que já luta há mais de 30 anos.

O Deputado José Ney Ascari parabenizou a associação pela organização ,segundo o deputado é muito bom trabalhar com entidades organizadas e disse estar a disposição da comunidade.


Fonte: WWW.PORTALJAGUARUNA.COM

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Praia é bom, mas todo cuidado é pouco...

Em épocas de verão e de sol escaldante, as lagoas e as praias, são, sem duvida os ambientes mais adequado para minimizar os efeitos da estação quente. Além do clima agradabilíssimo oferecido pelo ambiente marítimo, a região praiana proporciona agradáveis momentos de lazer, trazendo frescor aos banhistas num dia de calor.
No entanto, não podemos nos descuidar dos perigos existentes nestas áreas, quando não são respeitadas as regras básicas de segurança e prudencia. Desta forma, nunca é demais lembrar de alguns cuidados importantes para que incidentes não ocorram. De acordo com as autoridades, o afogamento é umas das maiores causas de mortes consideradas como violentas no mundo, juntamente com os acidentes de trânsito, provocando a morte de milhares de pessoas por ano.
Alertam que as crianças são as principais vítimas de afogamento. Isso se deve à displicência dos adultos que as deixam sozinhas (um momento de distração pode ser fatal), a curiosidade natural da idade, por não saberem nadar, e por se apavorarem mais facilmente que os adultos.
Engana-se quem pensa que um grande volume de água é necessário para que haja o afogamento. Uma quantidade pequena de água pode ser a causa de afogamento, pois geralmente ele acontece muito rápido e de forma silenciosa.
Entre jovens e adultos os afogamentos são causados principalmente por ingerirem remédios ou bebidas alcoólicas antes de nadar.
PARA EVITAR ACIDENTES EM ÁGUA AS AUTORIDADES RECOMENDAM:
-Evitar nadar sozinho;
-Não ingerir bebida alcoólica antes de entrar na água;
-Não mergulhar após lanches e refeições;
-Não se afastar da margem;
-Não salte de locais elevados para dentro da água;
-Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
-Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, bóias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
-Não deixar crianças sozinhas, sem a presença de um adulto responsável;
-Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
-Olhar a sinalização do local, pois a mesma indicará se o local é próprio para banho ou não;
-Evite brincadeiras de mau gosto dentro da água.
-Instruir a criança do perigo existente em entrar em águas mais profundas ou ficar só;
-Evitar brincadeiras fingindo que está se afogando, pois além de perturbar a paz pública, havendo um afogamento verdadeiro as pessoas podem não dar importância pensado em se tratar de outra brincadeira de mau gosto.
-A qualquer problema ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, para que o mesmo oriente e venha em auxilio à vítima.
No mais, é aproveitar as férias e tudo  que a praia oferece de prazer.