quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

...praia, sol, mar e que 2013 seja de muita saúde e paz à todos


...como resistimos bravamente a mais um fim do mundo, todos merecemos alguns dias de sossego, sol, areia, praia, sombra e muita água fresca, afinal ninguém é de ferro.
Os brasileiros, não diferente de outros povos, bem antes das férias, começam a se preparar para esses dias de folga e descanso para aproveitar uma boa praia e o conforto térmico que a orla proporciona nesta estação que é de muito calor. Assim, quem mora próximo ao mar já sabe o que fazer quando chega a hora, correr em direção ao mar e dar aquele mergulho para tirar todo o olho gordo e dizer adeus aos problemas da vida urbana, nem que sege por alguns instantes.
Sendo assim, aproveite o melhor do litoral sul catarinense e curta as maravilhas da nossa costa praieira, mas antes saiba que nem sempre foi assim, e há alguns séculos atrás o hábito de ir à praia como hoje em dia era visto inclusive com maus olhos pela sociedade.
O Brasil possui uma das maiores costas praieiras do mundo, que a cada ano é ocupada por turistas visitantes do mundo todo. E não é a toa, afinal, um passeio à praia é um dos programas mais procurados por todos ao longo de todo o ano, faça chuva ou faça sol. Mas o uso da praia como um espaço amplo e livre de lazer só começou no século XVIII, quando um renomado médico britânico desenvolveu uma pesquisa que investigava as propriedades terapêuticas e curativas da água salgada para a cura de inúmeras doenças. Mas a sociedade da época não entendeu muito bem e acabou por discriminar uma ótima descoberta. Assim, mais tarde outro médico britânico retomou os estudos feitos e reforçou as teorias de cura do banho de mar. Daí em diante as águas do mar passaram a ser vistas como tratamento para uma série de doenças físicas e mentais.
A visitas de enfermos ao mar se tornou constante na época, mas aqui no Brasil a prática só se disseminou quando o rei Dom João VI teve o banho marítimo recomendado para a cura de uma ferida infeccionada na perna. O rei conseguiu se curar do incômodo, e como todos os costumes da família real acabavam por se tornar moda nas terras tupiniquins, inúmeras casas de banho foram abertas. E aos poucos a cultura de ir à praia, descansar e tomar um belo banho de mar para lavar a alma se tornou comum, inaugurando eternamente o nosso extenso e rico litoral.