quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Banana madura cura o câncer?

As redes sociais sabem como ninguém propagar coisas loucas. Inocentemente as pessoas clicam em absurdos e eles rapidamente tornam-se verdades. Como a história de que banana madura (de preferência aquela que tem a casca cheia de pontinhos marrons) conteria TNF, substância capaz de curar o câncer.
Mas de onde veio isto? Em 2009 os pesquisadores japoneses Iwasawa e Yamazaki publicaram artigo em que discutiam o efeito de injeções de banana no peritônio (membrana que cobre a parede abdominal) de ratos.  O contato do peritônio com esta substância estranha (a banana) fez com que o sistema imunológico dos animais produzisse maior quantidade de Fator de Necrose Tumoral (TNF). E quanto mais madura a banana maior era este aumento. O TNF é uma proteína complexa, essencial para defesa de nosso organismo em pequenas quantidades. Por outro lado, em grandes grandes quantidades pode levar à desordens auto-imunes como a artrite reumatóide, doenças inflamatórias intestinais, psoríase e asma. Ou seja, será que comer banana não seria um risco? Que nada! Em primeiro lugar, a banana não contém TNF, esta é uma substância produzida pelo sistema imunológico de animais, mas não de frutas. E veja que em nenhum momento os pesquisadores dizem que bananas contém TNF! Lembre ainda que no estudo a banana foi injetada no peritônio. Quando comemos bananas, mesmo que tivessem altas quantidades da proteína TNF, a mesma seria degradada em nosso trato digestório antes da absorção.
Mas e o câncer? Será que a banana é importante para o sistema imunológico e acaba com o câncer? Vamos em partes. A banana é uma fruta rica em vitamina C, B6, B9, em magnésio, potássio e manganês. Todos estes nutrientes são importantes para a manutenção da saúde. E quanto mais saudáveis estivermos mais saudável também estará nosso sistema imunológico. Além disso, as bananas produzem pequenas quantidades de serotonina e dopamina, dependendo do estágio de amadurecimento. Tais substâncias podem estimular células do sistema imune (como neutrófilos e macrófagos) os quais acabam produzindo citocinas como o TNF e a interleucina 12. Contudo, este efeito é pequeno, não existindo nenhum estudo que mostre que isto prevenirá ou eliminará o câncer.

Artigo original: Iwasawa, Haruyo, and Masatoshi Yamazaki. “Differences in biological response modifier-like activities according to the strain and maturity of bananas.” 
fonte>dicas da nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário