sexta-feira, 30 de maio de 2014

Divisão administrativa da região sul de Santa Catarina

O Sul do Estado de Santa Catarina compreende 43 municípios com uma população estimada em 900 mil habitantes, com cerca de 500 mil em áreas urbanas. A região divide-se administrativamente em três microrregiões:  Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense –AMESC;  Associação de Municípios da Região de Laguna  - AMUREL e Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC


AMESC
AMUREL
AMREC

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Banana e seus Benefícios

A banana madura tem benefícios para gastrite e diarreia. Além disso, ela também gera energia e acalma devido a altas concentrações de triptofano, que é um precursor da serotonina (neurotransmissor da tranquilidade e prazer). Devido ao alto teor de potássio, ela é uma boa opção para pessoas com pressão alta. A banana verde por sua vez é rica em amido resistente que chega intacta no intestino, ajudando na absorção dos nutrientes, além de regular a microbiota intestinal, diminui a absorção de glicose e colesterol e dá saciedade. A banana verde também pode ser utilizada para diversos problemas intestinais como diarreia, adispepsias e úlceras pépticas. A ação prebiótica do Amido resistente presente na banana verde seria a principal responsável pela atuação benéfica contra tais desordens.
A fruta é rica em carboidrato, fibra, potássio e vitamina B6. Além de teores de vitamina A e C, Magnésio , fósforo e ferro.
Para armazenar, o ideal é cortar a banana no talo para soltar da penca, sem deixar abrir a casca, faz ela durar mais.
Tipos: banana maçã, da terra, prata, verde, nanica, caturra, entre outras.
 Recomendação:
A indicação de consumo é de 1 fruta ao dia. Não pela quantidade e sim pela necessidade de variar as frutas que se consome. A recomendação para o consumo de frutas, segundo a pirâmide alimentar, é de 3 a 5 porções ao dia.
 Como utilizar: Pode ser consumida de várias formas: in natura, em vitamina, cozida, bolos, doces, picada, geléia, picada com grãos e sementes, amassada, mingau, etc.
A banana verde pode ser consumida em doces, cozida, como farinha, mas a melhor forma é preparar a polpa de banana verde. Receita: cozinhar 5 bananas bem verdes com casca na panela de pressão por 10 minutos. Deixar a pressão sair naturalmente. Depois ainda quente, bater a banana no liquidificador sem casca e sem água. Guardar a polpa na geladeira por até 5 dias. Acrescentar em sucos, tortas, vitamina e até brigadeiro.
Fonte: Clínica de nutrição TRINUTRIX

Maçã! Produto genuinamente catarinense que faz a diferença

Diversos estudos mostram que a maçã possui em sua composição uma vasta variedade de nutrientes (vitaminas do complexo B, C e E), potássio, fibras, flavonoides (substâncias que agem como antioxidantes combatendo os radicais livres que podem danificar o DNA). Isso faz com que ela se torne um alimento com possível propriedade funcional, pois com essa composição ela tem propriedades que irão facilitar a digestão, controlar os níveis de colesterol, diminuindo o surgimento de alergias e irritações, além de auxiliar na prevenção de certos tipos de câncer, na diminuição do apetite, e no retardo do envelhecimento precoce, bem como ajudar no processo de emagrecimento.
Pesquisas também têm mostrado que os flavonoides presentes na maçã ajudam a proteger o organismo contra doenças coronárias e contra o câncer.
Um desses flavonoides presentes na maçã é a quercetina, que ajuda a diminuir a formação de radicais livres e por possuir pectina (uma fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue) contribui para a redução dos níveis colesterol LDL e manutenção dos níveis glicêmicos, além de possuir frutose (açúcar presente nas frutas e mel) que é absorvida lentamente pelo organismo, o que evita o aumento do nível de glicose no sangue de forma acentuada. Por essas e outras razões, ela ajuda no processo de emagrecimento. Pelo fato da maçã ser um alimento rico em fibras, acaba contribuindo no aumento da saciedade e também tem importante função no tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares.

No caso das fibras, elas fazem uma “faxina”, enviando deposição de alimentos no intestino. O ideal é que a maçã seja consumida com a casca, mas antes tem que ser bem lavada. Fazendo assim, serão ingeridas as vitaminas, minerais e fibras presentes nessa fruta que irão contribuir para uma melhora do peristaltismo (série de contrações musculares que ajudam a movimentar o alimento pelo trato gastrointestinal), facilitando assim o processo de digestão e tornando a eliminação fecal mais fácil e rápida, diminuindo o risco de  aparecimento de hemorroidas, diverticulites, fissuras e câncer de cólon

Clínica de nutrição TRINUTRIX

terça-feira, 20 de maio de 2014

Bem vindo ao Outono

“São as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no seu coração…” Bem vindo ao Outono, a melhor estação!
O outono é a estação que chega para amenizar o calor do verão. No Brasil as estações podem não ser tão marcadas como em outros países, mas podemos sentí-la, mesmo que de maneira sutil e trazer seu significado para além das sensações térmicas. Depois de recarregar as baterias com toda a energia das férias de verão estamos prontas para a fase mais ativa e produtiva do ano.  
No outono, as temperaturas são  amenas e mais confortáveis, porém, com o aquecimento global, mudanças bruscas e inesperadas de temperatura são um fato cotidiano.
O outono  combina um clima fresco e agradável com temperaturas amenas e diminuição da chuva. Esta estação é de transição, com frentes frias regulares, como uma preparação para o inverno.
Outono também é a estação das colheitas, com os produtos cultivados já bastante desenvolvidos e frutos maduros. É época de saborear alimentos da estação, como o figo e as castanhas, altamente energéticos, e o milho, uma boa fonte de fibras.

É importante manter uma alimentação saudável, já que nesse período são mais comuns as doenças pulmonares e as enxaquecas, em virtude do nevoeiro e do céu nublado que não ajuda a dispersar a poluição. Além disso, os dias mais frios pode fazer com que as pessoas de mais idade sintam dores nas articulações, e o reumatismo e a artrose tendem a ser mais frequentes.
Nesse período, também ficamos mais carentes de Vitamina D, devido à tendência de dias mais nublados. Por isso, aproveite o sol e  o mar do outono, já que os raios solares nesta época do ano são menos nocivos à pele. 

terça-feira, 6 de maio de 2014

Gerenciamento costeiro do município de Jaguaruna????

A comunidade dos Balneários de Jaguaruna solicitam informações sobre o andamento da discussão e aprovação do plano de gerenciamento costeiro do município.
De acordo com as noticias que circularão na região no último mês de março, o governo estadual liberou recursos financeiros para pagar a divida com o projeto elaborado pela universidade do Rio grande do Sul. De lá pra cá, não se tem mais noticias sobre o  tramite do projeto, o que tem  deixado a comunidade apreensiva.

Todos sabem que a aprovação do plano é estratégico para a região, pois é a  partir dele  que serão  estabelecidos as normas gerais que nortearam a gestão ambiental da Zona Costeira do município.  O plano lançará as  bases para a formulação de políticas, planos e programas municipal de desenvolvimento do turismo, comercio e indústria para toda a nossa  região praiana.  Tá mais que na hora de resolver este problema que é muito mais de ordem legal, ou seja de gestão, do  que técnico, operacional ou estrutural.