quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ALGUMAS RAZÕES PARA VOCÊ CONSUMIR MELANCIA

Verão e melancia são uma combinação perfeita, já que a fruta é composta por 90% de água, o que a torna um hidrante natural e delicioso. Ideal para ser consumida nos dias mais quentes, ela ainda tem a vantagem de ser pouco calórica. "Cada 100 gramas da fruta tem de 30 a 32 calorias",

A parte branca da melancia é a parte que mais hidrata o organismo. Muito rica em nutrientes, vitamina A, vitamina C, do Complexo B, muito ferro, cálcio, fósforo, potássio, sem falar que a melancia possui fibras insolúveis, que ajuda no intestino, e fibras solúveis, que ajuda também a diminuir a quantidade de açúcar e gordura na circulação.

Segundo os nutricionistas o licopeno, que é um carotenóide muito interessante para a saúde e ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata, e a citrulina, que aumenta a formação de óxido nítrico e ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. O licopeno tambem é uma arma poderosa contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade. Além desta características a melancia:

-É um alimento rico em antioxidante, que está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.

- Segundo estudo, as suas sementes também ajudam a preservar a saúde da próstata.

- É um excelente diurético, uma vez que reduz a retenção de líquidos.

- Possui propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

- Tem um efeito calmante, por isso alivia o estresse.

Como escolher:

- Opte pelas que têm marcas amarelas na casca para garantir que esteja madura. Se as manchas forem brancas ou esverdeadas significa que foi colhida antes do tempo e, portanto, não terá sabor.

- Agarre-a com uma mão e dê umas palmadas com a palma da outra mão. Se o som lhe parecer oco é porque está no ponto certo.

- Verifique se a superfície não tem cicatrizes, áreas sujas ou machucadas nem outros defeitos.

Fonte: www.suadieta.com.br/

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Os arcaicos "terrenos de marinha"

Quando exerceu mandato de senador por Santa Catarina, o empresário José Henrique Carneiro de Loyola(PMDB) propôs a extinção dos “terrenos de marinha”, áreas de 33 metros nas praias, rios e lagoas, de domínio da União, sobre as quais incidem taxas federais escorchantes.
Criadas pela Coroa Portuguesa para exploração exclusiva das salinas, com a cobrança de aforamento, ocupação e laudêmio, as taxas pelo uso dos “terrenos de marinha”, foram mantidas no Império e na República, e até os dias atuais.
A presidente Dilma Rousseff enviou projeto ao Congresso que com alguns avanços neste jurássico instituto, esbulhador de milhares de cidadãos, de empreendedores e de sofridas famílias de pescadores.
Um substituto do deputado José Chaves, relator na Comissão Mista do Congresso, contou com a aprovação de emendas do deputado Edison Andrino (PMDB), apresentadas durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa.
Uma das emendas de Andrino proíbe que haja cobrança pela União com efeito retroativo até 2008 na Ilha de Santa Catarina. Outra prevê que 20% da arrecadação federal destas taxas sejam destinados aos municípios que, na prática, os únicos que fazem melhorias nestas áreas.
O projeto estabelece redução da alíquota da 5% para 0,5% sobre o imóvel, cujo valor recairá apenas sobre o terreno e não sobre todas as benfeitorias.
Até em Portugal, como enfatiza o relator José Chaves, não mais existe “esta prática medieval, anacrônica e ultrapassada”.


Fonte: Moacir Pereira

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Novo acesso, novas demandas para o balneário Campo Bom

Começa a se tornar  realidade o acesso asfáltico até a praia do Campo Bom.  As obras estão em ritmo acelerado e a previsão da empresa responsável pela construção da rodovia é de  que até meados de dezembro a estrada esteja pronta para o transito dos moradores e veranistas.
Parabéns a todos que de alguma forma contribuíram para que este sonho virasse realidade.
No entanto, não podemos nos esquecer de que juntamente com a nova estrada surgem também novas demandas por serviços e infraestrutura em razão do aumento natural do fluxo de pessoas até o Balneário.
Desta forma, é importante que o poder público municipal se estruture para dar apoio no sentido de prestar os serviços básicos a população.  O trabalho de limpeza, coleta de lixo inclusive o lixo pesado, conservação de ruas, bosques, etc., deve ter uma dinâmica e uma frequência que caracterize dispormos de um ambiente limpo e saudável.

Outras questões que tem que ser aprimorada, diz respeito as atividades recreativas e sociais do Balneário.  Seria importante que o poder  publico, em parceria com o comercio local, estabelecesse uma agenda com toda a programação sobre os atrativos da temporada de 2015.  Ações como estas certamente  contribuiria para a organização e  divulgação do balneário.